Páginas

sexta-feira, 24 de julho de 2020

O que um intercâmbio pode mudar na sua vida

Olá!

Acredito que muitos sabem que fazer intercambio é uma ótima experiência e pode se tornar a melhor experiência da vida de alguém! Além de mudar a sua vida e forma de pensar para sempre, certo?
Vou citar algumas coisas que acredito que mudam na gente quando fazemos um intercâmbio:

1- Você passa a pensar diferente:
Ao ter contato com pessoas de outras culturas, você passa a ter outra visão da vida, a fazer coisas diferentes do que faria normalmente no Brasil. Você conhece gente de vários lugares e portanto de diversas culturas.
Às vezes a cultura não precisa ser tão distinta à sua, mas sempre é possível descobrir algo novo e diferente, que mudará seu pensamento.

2- Perde o medo do desconhecido:
Você perde o medo de arriscar, é preciso ter coragem para "largar" tudo ou todos e sair para desbravar o novo. Você certamente fará algo que nunca imaginou ser capaz. O fato de ter uma data pra voltar dá uma certa segurança.

3- Aprende a respeitar mais outras culturas:
Aprende que não é porque alguém faz algo de forma diferente, que esta forma é errada ou ineficiente, é apenas diferente, e quem sabe pode ser até melhor se você der uma oportunidade.

4- Conhece pessoas que levará para vida toda:
Pois se conheceram em um momento no qual todos estavam sozinhos e se uniram para formar "aquela família que a gente escolhe". E se apoiam nas dificuldades que enfrentam nesse país novo. Vocês criam um laço grande pois só aquelas pessoas sentem o mesmo que você e entendem o que você sentiu durante esse período.

5- Conhece lugares onde deixará um pouco do seu coração:
Tem lugares que nos fascinam de tal forma que teremos sempre vontade de regressar, aqueles lugares onde nos sentimos em casa. Gosto de uma citação que diz que sempre deixamos um pedacinho de nós por onde passamos, principalmente no coração das pessoas que conhecemos. Então que deixemos o melhor pedacinho possível pra trás!

6- Você dificilmente aguentará criar raízes em algum lugar agora:
Depois de respirar a liberdade, não suportará mais ficar parado em um único lugar por muito tempo. A semente do explorador já foi plantada, e acredito eu, que não existe cura para isso, nem queremos uma cura verdade? E só existe um remédio, que é viajar ou fazer outro intercâmbio.

Você descobre que apesar de o mundo ser tão grande, que você pode sim conhecê-lo. Você pode trabalhar para isso e há diversas formas de conseguir realizar esse sonho. Batalhando e economizando é possível, só não vale resmungar que ainda não foi possível ir pra um lugar super caro e longe. Comece pelo que está ao seu alcance, certamente será uma experiência incrível.

Eu sei que não é simples largar tudo e fazer um intercâmbio, mas é possível analisar os gastos do seu cotidiano e decidir onde você pode economizar para depois de um tempo conseguir separar um mês, 3 meses, 6 meses para desbravar uma nova cultura, uma experiência pessoal que pode contar para sua vida profissional no Brasil também.

Pense bem e planeje-se, tem várias bolsas de estudo mundo afora.
Só não duvide que será incrível pois se você se permitir será inesquecível!

Beijos e se joga!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações