Páginas

sábado, 19 de janeiro de 2019

Foz do Iguaçu

Olá! Minha primeira viagem sozinha no Brasil foi pra Foz do Iguaçu e adorei! 

O que fazer:

Cataratas do Iguaçu lado brasileiro:

Para chegar lá pegue o ônibus 120 que sai do terminal, ele passa em frente ao Hostel Che Lagarto, na Av JK, mas aconselho pegar no terminal porque fica bem cheio.

O ônibus 120 passa primeiro no Aeroporto e depois vai para o Parque das Aves e em seguida ao Parque das Cataratas.

Para ir das Cataratas até o Parque das Aves é só atravessar a avenida e andar um pouquinho.


Parque das Aves:

É muito lindo! É um parque de preservação e conservação das aves que sofreram maus tratos ou que foram resgatadas do tráfico ilegal.
Custa 40 reais a entrada inteira e 20 reais a meia entrada.

Marco das Três Fronteiras:

Recomendo ir pouco antes do por do sol pois é lindo. A paisagem lá é muito bonita, dá pra tirar altas fotos, no local passam um vídeo explicando a história da colonização ou exploração do local, e de terça a domingo tem um show de dança quando anoitece.
Para chegar até lá pegue o ônibus 103 do lado esquerdo do terminal (ao entrar no terminal vá até o final do lado esquerdo). Salte no último ponto e para voltar espere o ônibus no meio do estacionamento (sim, achei meio bagunçado isso).

Templo Budista:

É um local bem bonito e interessante, porém achei que falta informação, talvez eles não queiram que encha de turista e por isso não colocam. Vale a pena pra quem ter curiosidade.
Para chegar até lá pegue o ônibus 103 no lado direito do terminal (sim, mesmo numero do marco das fronteiras, porém com outro nome)

Usina de Itaipu:

Para chegar até lá tem os ônibus 101 ou 102.
Não pude ir pois o sistema de ônibus da cidade é meio ruim (na minha opinião)  e demora muito, até desci no meio do caminho entre o templo budista e o terminal para tentar pegar esses ônibus mas não passava nenhum e desisti.

Para quem vai utilizar somente ônibus: você precisa "madrugar" pois os ônibus demoram cerca de 30 minutos a uma hora para passar e todos os pontos turísticos são afastados do terminal (cerca de 40 minutos). Aconselho ficar pelo menos 5 dias na cidade pra conseguir fazer tudo, fiquei 4 dias e não consegui pois dividia quarto no hostel e foi difícil sair cedo todos os dias. No entanto, só faltou visitar a usina de Itaipu e a mesquita, dentre as principais atividades.


E os clássicos bate e volta até o Paraguai e a Argentina:


Ciudad del Este no Paraguai:

Fui até lá para fazer compras e achei super tranquilo ir sozinha.
Cada pessoa tem um limite de 300 dólares para gastar.
Geralmente celular e câmera contam como item pessoal, ou seja, se você tiver levando apenas um, conta como se já fosse seu, mas lembre-se de ir até lá sem o seu celular ou a sua câmera. E sendo assim, é aconselhável jogar a caixa do aparelho fora.
Só vá em lojas confiáveis, sempre teste o aparelho antes de ir embora, no caso, comprei uma câmera na mega eletrônicos e só pode testar depois de comprar, mas acredito que se tiver algum problema eles trocam lá na hora.
As ruas e calçadas são confusas mas é tranquilo, fui sozinha e não me senti insegura em nenhum momento, só não dê papo para o pessoal da rua que quer te vender tudo. Quando pesquisei sobre Ciudad del Este muita gente falou que eles abordavam demais e até te seguiam pelas ruas se você olhasse para eles, não me aconteceu nada disso, talvez porque eu realmente não dei bola, andei de óculos escuros e fingia ser surda, raramente disse um ''no gracias". As vezes quando eu olhava pros prédios procurando alguma loja é que perguntavam o que eu estava procurando mas achava melhor não pedir informação na rua, pois sabia que podiam querer me levar pra outra loja ou quem sabe cobrar pela informação. Pedi informação aos vendedores dos locais que eu comprei alguma coisa. Mas como eu estava sozinha e não queria demorar muito, não fui a todos os shoppings conhecidos. Mas comprei quase tudo que queria, só não encontrei chocolates e batatas pringles (não quis comprar na rua).

Só compre na rua coisas simples, não vale a pena comprar nenhum eletrônico porque aí a probabilidade de ser falsificado é grande, ne?!


Como ir:

Pegue ônibus na frente do terminal (do outro lado da rua), no ponto de ônibus tem a bandeirinha do Paraguai para avisar que ali passa aquele ônibus. E também vai estar escrito Ciudad del Este.
A passagem custa 5 reais.
Você vai descobrir onde descer porque vai começar a ver os prédios e se quiser fazer compras vai descer onde todo mundo estiver descendo, não lembro se desci na primeira ou segunda parada, mas acredito que foi na segunda.

Documentação necessária:

Identidade (RG) atual, com menos de 10 anos.
Fui numa segunda-feira de manhã e não havia muito trânsito, fui e voltei de ônibus e nenhum deles foi parado em momento algum. O ônibus é velho mas não me senti insegura, nenhum dos dois estava cheio, todo mundo foi sentado.

Para Puerto Iguazu:

Fui até lá de ônibus também. Vá cedo para poder aproveitar as Cataratas, e deixaria o passeio para a Garganta del Diablo por último, pois o trenzinho que leva as pessoas até lá é super lento! 
No começo do parque tem uma lanchonete pra você fazer um lanchinho.

Como ir:

Pegue ônibus perto do terminal (na lateral).

Documentação necessária:

Identidade (RG) com menos de 10 anos também.

Obs.: os ônibus em Foz do Iguaçu demoram muito tempo para passar e todas as atrações são longe.


Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações